Menu

The Blogging of Cochran 057

weaseltomato3's blog

Marketing Digital: O Que é, Tuas Vantagens E Ferramentas

Marketing Digital: O Que é, Suas Vantagens E Ferramentas



A empresa carioca Critical Studio anunciou o final de tuas atividades em seu blog oficial, no dia dois de outubro. A companhia obteve destaque no mercado nacional com o jogo DungeonLand, objeto 100% brasileiro que alcançou o top 10 da loja virtual Steam. Pra pronunciar-se sobre o fechamento do estúdio, a coluna Formação Gamer, do TechTudo, dialogou mais uma vez com o desenvolvedor Marcos Venturelli.


“A gente infelizmente não tem liberdade Dez Dicas De Marketing Pra Pequenas Corporações números de DungeonLand pelo motivo de eles não são só nossos. 5 Características Dos Empreendedores De Sucesso também”, diz Marcos. Mas, o desenvolvedor nos adiantou que o projeto chegou à moradia dos sete dígitos, ou melhor, custando por volta de um milhão de reais. Empreenda A Diferença Entre Os Serviços Financeiros o jogo foi elaborado por só 12 pessoas em 2 anos de desenvolvimento.



  • Compositor musical

  • Mix de Marketing

  • 93% das decisões de compra são influenciadas pelas redes sociais (Referência: Ironpaper)

  • Contatos e Redes sociais



  • A respeito da experiência adquirida pela corporação, Marcos Venturelli comenta: “Eu acho que devo excessivo à Critical. Para mim, foi uma instituição excelente que me ensinou algumas lições que vou conduzir tanto para a minha existência profissional quanto para a pessoal, além da montanha de discernimento técnico que todos nós acumulamos em quase quatro anos”.


    Em comunidades privadas no Facebook, como a Botequim Gamer, mais de 160 comentários foram feitos a respeito do fechamento do estúdio. Diversas das mensagens revelaram suporte ao grupo de desenvolvedores que perdeu o emprego e lamento pelo fim da empresa. Mesmo com um projeto multimilionário, a Critical Studio foi muito obrigada a fechar as portas.


    “Colocar DungeonLand para fora da porta nos custou muito caro em suor, sangue e lágrimas. Ao invés merecidas férias, tivemos 2 projetos cancelados ao longo do ano, por motivos vários. Nossa realidade financeira nos obrigava a seguir adiante em um modelo de publicadora, por causa de conseguir financiamento privado ou governamental no Brasil para projetos na escala da Critical parecia impossível”, citou Marcos no comunicado oficial da empresa.


    Ao ser questionado a respeito do papel do governo e da iniciativa privada no fechamento da Critical Studio, Marcos comenta: “Acho que existe mais bacana desejo e interesse do governo brasileiro hoje do que nos últimos anos. Se isto é suficiente ou não, acho complicado de falar. Acaba ficando uma ocorrência estranha de ‘ovo e galinha’, visto que o governo não investe mais por causa de não há uma indústria robusto pra receber este investimento, e a indústria não está potente pelo motivo de o governo não investe”.


    Não obstante, o desenvolvedor também diz que existem problemas significativas entre a iniciativa privada e o mercado nacional de jogos. “ ‘Campo Conectado’ Abre Espaço Pra Outras Interações Entre Corporações Do Agronegócio E Produtores Rurais de software e tecnologia são mixaria pra projetos de jogos de porte médio ou amplo, como era o caso da Critical Studio. Se você vai fazer um jogo mobile ou internet, um investimento pela moradia dos cem mil reais não é de se jogar fora. Pela Critical a gente queimava isto em 2 meses”, revela o especialista. De acordo com o depoimento de Marcos Venturelli, o empresariado brasileiro ainda tem uma visão equivocada sobre os jogos digitais como um artefato de consumo rentável e respeitável para o desenvolvimento do povo no setor de tecnologia.


    “Os investidores daqui não têm experiência prévia em investimentos nesse tipo e irão erguer a sobrancelha até o teto quando você apresentar o quanto o projeto de fato custa”. Mas, ao apontar o defeito dos investimentos, Marcos não deixa de ressaltar a alta carga tributária do estado: “É claro que não podemos esquecer do infame custo trabalhista no Brasil. Acho totalmente absurdo ter que contratar um knowledge worker com as mesmas regras e taxas de uma pessoa que contrata um operário de fábrica.


Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.